Planear percursos de cabos em 3D

Nova ferramenta para cablagem de máquinas

Cabos pré-montados do quadro de controlo para a máquina? Com os comprimentos corretos e com um encaminhamento bem concebido? A partir de setembro, isto será possível utilizando o software EPLAN Cable proD. Em Hannover, Alemanha, os interessados puderam ter uma primeira impressão de como podem definir rotas de cablagem dentro do modelo 3D. A melhor parte é que os dados e informações MCAD do EPLAN Electric P8 e do EPLAN Pro Panel podem ser facilmente integrados, ligando os projetos de engenharia elétrica aos projetos mecânicos.

 

Como é que as vantagens dos cabos pré-montados podem ser utilizadas na engenharia mecânica? Nem todos os construtores de máquinas colocam esta questão. No entanto, é mais do que tempo de começar a poupar dinheiro e recursos utilizando métodos plug-and-play. A EPLAN tem o tema da cablagem de máquinas na sua mira há já algum tempo e irá apresentou uma antevisão do EPLAN Cable proD na feira de Hannover deste ano. O produto, que foi especialmente desenvolvido para a cablagem de máquinas, destina-se a colmatar as lacunas existentes. Embora os armários de controlo já possam ser perfeitamente concebidos e os seus gémeos digitais utilizados na produção, ainda há muito potencial por explorar nos processos de cablagem. Até agora, muitas vezes não existia informação suficiente para garantir um planeamento e instalação de cablagem sem problemas.

Eliminação de erros desde o início

É quase desnecessário dizer que os métodos de trabalho atuais podem ser propensos a erros e demorados. As empresas reconhecem cada vez mais a necessidade de tomar medidas neste domínio, uma vez que os cabos são um fator de custo significativo. Se forem demasiado curtos, demasiado longos, ou mesmo incorretamente planeados, os custos aumentam. Se um cabo for planeado a olho nu, as coisas podem tornar-se complicadas. Os sinais de interferência podem levar a avarias e a longos períodos de colocação em funcionamento - tais sinais não só são difíceis de localizar, como também podem acabar por ser extremamente morosos e dispendiosos.

Foco no gémeo digital

Não seria melhor saber os comprimentos exatos dos cabos desde o início, especialmente tendo em conta a utilização de cabos pré-montados, que estão a tornar-se cada vez mais populares hoje em dia? Embora isto seja verdade, requer as ferramentas e os dados certos, idealmente baseados num gémeo digital. O EPLAN Cable proD é um software 3D que permite criar exatamente este gémeo e serve de base para a cablagem das máquinas. O processo de planeamento de cabos é bastante simples. Os projetistas podem planear o encaminhamento adequado dos cabos no EPLAN Cable proD, que de outra forma teriam de determinar num protótipo físico. Assim, têm agora os detalhes exatos para os comprimentos de cabos necessários muito mais cedo no processo de planeamento, tornando-os significativamente mais eficientes graças aos primeiros desenhos digitais. As interfaces para todas as ferramentas CAD de engenharia mecânica comuns asseguram que os dados podem ser lidos de forma nativa e depois enviados em formatos de dados universais.

A EPLAN leva a cablagem de máquinas muito a sério, o que é demonstrado na próxima expansão da Plataforma EPLAN 2025. Uma vez lançados, os cabos pré-montados podem ser concebidos e planeados no EPLAN Electric P8, com transferência direta de dados para o EPLAN Cable proD, claro.

As vantagens são evidentes:

  • Planeamento exato: o gémeo digital elimina a necessidade de um protótipo físico
  • Dados precisos: para planeamento, preparação do trabalho, fabrico, montagem e serviço
  • Maior produtividade: podem ser utilizados cabos pré-montados
  • Custos mais baixos: sem desperdício de cabos/não há armazenamento de materiais
  • Fiabilidade de planeamento: os cabos encaixam quando a máquina é montada e colocada em funcionamento

O que, na forma tradicional de trabalhar, só se torna claro num protótipo, torna-se visível muito mais cedo através deste processo de integração. Por exemplo, as alterações que ocorrem durante a construção de um protótipo podem ser feitas com apenas alguns cliques do rato no computador. Já não é necessária uma contraparte física na produção ou na oficina.

 

Contexto

Os construtores de máquinas são confrontados com desafios quando a cadeia de fornecimento é frequentemente interrompida. A instalação de um número crescente de componentes eletrónicos e sensores nas máquinas modernas torna estas máquinas mais complexas e mais susceptíveis a atrasos na entrega. Outro desafio é o facto de a concorrência com os países com baixos salários estar a aumentar, para não falar da escassez de trabalhadores qualificados. A eficiência é, por isso, a palavra de ordem atual, o que se aplica ao planeamento e conceção das máquinas, aos quadros de controlo e, não menos importante, à ligação entre a máquina e o armário de controlo.